SpaceX Realiza Manobra Inédita e Captura Propulsor da Starship com Sucesso
- Pedro Jesus
- 13 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Propulsor foi capturado por "braços" mecânicos e colocado de volta à plataforma de lançamento
Propulsor retorna com sucesso à plataforma de lançamento — Foto: Reprodução/X
A SpaceX “capturou” com sucesso seu propulsor “Super Heavy” em sua primeira tentativa durante um teste de voo neste domingo (13), uma conquista inédita para a empresa.
Segundo o site NPR, a Starship decolou da torre de lançamento em um céu claro pela manhã, a partir de sua instalação no Texas, às 9h25 (horário de Brasília), com seus 33 motores funcionando perfeitamente.
Sete minutos após o início do teste e após se separar da nave Starship, o propulsor do foguete foi capturado com sucesso pela primeira vez no “Mechazilla”, um mecanismo com "braços" em uma torre na plataforma de lançamento.
A equipe da SpaceX aplaudiu quando o propulsor desceu sobre o Mechazilla com 13 motores acionados, sendo finalmente capturado com três motores em funcionamento.
“A torre capturou o foguete!!”, publicou o fundador da SpaceX, Elon Musk, na plataforma X, com um vídeo do momento em que o propulsor foi capturado.
A Starship, que não tinha tripulação, flutuou no espaço por quase 45 minutos antes de pousar no Oceano Índico, uma hora e cinco minutos após o início do teste de voo. Um clarão da espaçonave, ao pousar no oceano, foi visto na transmissão ao vivo da SpaceX durante a reentrada do veículo.
“Nave pousou precisamente no alvo! Segundo de dois objetivos alcançados”, disse Musk em outra postagem no X, com um clipe do pouso da Starship no oceano.
O sucesso do voo representa um passo significativo para a empresa, que visa usar a Starship no futuro para levar astronautas e suprimentos à órbita da Terra, bem como à Lua e a planetas como Marte.
Comments